jusbrasil.com.br
22 de Outubro de 2018

Aposentadoria Especial para quem trabalha em hospitais

Pedro De Paula Silveira, Advogado
há 6 meses

A possível reforma da previdência está assustando muita gente, porém nem todo mundo sabe como funciona o sistema previdenciário brasileiro. Uma das muitas perguntas feitas para os advogados da área é se pode aposentadoria especial para quem trabalha em hospital.

A resposta para essa pergunta é: SIM, cabe aposentadoria especial para quem trabalha em hospital.

Esse tipo de aposentadoria tem como requisito 25 anos de contribuição em atividades insalubres. Importante destacar que não precisam ser na mesma atividade ou ser ininterruptos.

Por exemplo: o fato de uma técnica de enfermagem ficar 2 anos sem trabalhar e depois retornar ao serviço não faz com que ela perca o direito de se aposentar pelo tempo especial. Quando ela completar 25 anos na área poderá pedir sua aposentadoria.

Outro fator que chama a atenção é que não há limite mínimo de idade. O requisito principal é atividade insalubre por 25 anos, não importando a idade do segurado.

Também com grande importância é que nessa aposentadoria não há incidência do fator previdenciário. Com isso a renda mensal não sofre nenhuma diminuição, sendo um atrativo para se aposentar o mais cedo possível.

Quem trabalha em ambiente hospitalar está sempre em contato com agentes insalubres, sejam os médicos e enfermeiros quando atendendo os pacientes, os funcionários da limpeza em contato com material utilizado, ou os próprios funcionários da recepção no atendimento direto.

Para esses trabalhadores e segurados do INSS o tempo de serviço é de apenas 25 anos, e não 30 ou 35. Além disso, após requerer sua aposentadoria com salário integral, poderão continuar trabalhando na área, aumentando sua renda.

Lucas Oliboni – Sócio Silveira & Oliboni Advogados

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)